Arte

O AgitÁgueda vem aí e com ele muitas obras de arte urbana vão renascer

O que seria o AgitÁgueda sem as suas obras de arte urbana espalhadas pela baixa da cidade? Os aguarda chuvas coloridos são a imagem de marca do evento, mas muitas outras atrações vão renascer com a chegada do festival de Águeda.

O Umbrella Sky Project é a desculpa perfeita para saires à rua e embarcares nesta proposta de animação que a autarquia lança a toda a população. O projeto surgiu nas ruas em 2012 e é composto por várias instalações artísticas coloridas. Até ao final do verão, os guarda chuvas coloridos na baixa de Águeda estão disponíveis para uma fotografia.

A ideia é colorir a cidade, levar cor aos espaços cinzentos e rasgar sorrisos em quem por ali passa. A inspiração para este projeto foi a cultura portuguesa, como os azulejos portugueses, usados nas escadas coloridas, as “rendas” nos guarda-chuvas da Rua Miguel Maria Veloso, elementos marinhos que recordam a conexão dos portugueses ao mar na Rua Vasco da Gama, com guarda-chuvas listrados, decorados com bóias, âncoras e sardinhas 3D.

Nos bancos de jardim, existem personagens emblemáticas como Amália Rodrigues ou Cristiano Ronaldo. Nos postes de eletricidade foram utilizados galos de Barcelos, sardinhas, corações de Viana, etc. No bairro histórico do Barril, as andorinhas coloridas decoram as casas e representam a “saudade” e a migração.

Mas há muito mais para ver em Águeda, com um roteiro de Arte Urbana. Podes ver o mapa e descarregá-lo aqui.

Reportar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.