Sustentabilidade

Águeda tem 19 sensores ambientais instalados em todo o concelho

A Câmara Municipal de Águeda concluiu no ano passado, a instalação de 19 sensores ambientais distribuídos por 8 estações que disponibilizam várias informações relevantes. A iniciativa foi agors reconhecida internacionalmente pela Green Destinations.

Uma boa prática, segundo a Green destinations, organização internacional que foca os valores da sustentabilidade no âmbito do turismo. Os 19 sensores ambientais estão localizados por todo o concelho em locais escolhidos pela autarquia para medir a qualidade do ar, o vento ou os raios ultravioleta, por exemplo.

Três dos 19 sensores estão fixados na Escola Fernando Caldeira, em Águeda. Medem 24h por dia a qualidade do ar, o nível de ruído e disponibiliza dados meteorológicos. Os mesmos tipos de sensores podem ser encontrados na Escola Secundária Marques de Castilho e no Largo 1º de Maio, na zona ribeirinha da cidade.

Já no Parque Empresarial do Casarão e no Crossódromo Internacional do Casarão estão fixados mais quatro sensores ambientais: dois para medir a qualidade do ar e outros dois destinado a fornecer dados meteorológicos como velocidade do vento, temperatura ou radiação ultra violeta, por exemplo.

A autarquia instalou também sensores ambientais em Aguada de Cima, Belazaima do Chão e Macinhata do Vouga.

Reportar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.