Turismo

As 12 melhores coisas para fazer em Águeda

#6 Parque Alta Vila

Em meados do século XIX, o Dr. Eduardo Caldeira, o dono da propriedade no topo da cidade, começou a transformar as suas terras num romântico jardim inglês.

Nas décadas seguintes ele plantou árvores exóticas e construiu uma capela, falsas ruínas medievais, pontes sobre um lago em miniatura, caminhos sinuosos, uma estufa, grutas, pavilhão de caça e um casa campestre.

Este parque de três hectares acabou por se tornar propriedade pública no século XX.

#7 Comboio Histórico do Vouga

Deixa tudo para trás e embarca numa viagem rumo ao passado no Comboio Histórico do Vouga, carinhosamente apelidado de Vouguinha. Um regresso ao passado que promete bons momentos e é a sugestão ideal para um programa de férias com amigos ou em família.

Este comboio turístico apenas está disponível durante o verão e dá-te a oportunidade de viajares a única linha estreita em Portugal, além de teres direito a visitar a cidade de Águeda, o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e teres acesso às tradições ligadas a este comboio no passado.

#8 Percursos pedestres

Águeda investiu em peso numa pequena rede de trilhas sinalizadas, seis das quais começam bem perto da cidade.

Poderás partir da cidade até à Pateira de Fermentelos, passear pelas margens do rio Águeda, seguir a rota da ferrovia histórica (Linha do Vouga) ou ir para leste, onde as colinas altas são cobertas por um profundo pinhal.

O cenário bucólico do rio Vouga é também um paraíso para andar a cavalo, e os estábulos do Abrigo d’Aventura podem ajudar-te a conhecer o outro lado das aldeias do concelho. Poderás personalizar o teu passeio de cavalo com kits básico ou com longas caminhadas pelo vale arborizado.

#9 Ponte medieval do Rio Marnel

Constitui uma obra de arte de grande antiguidade, provavelmente do séc. XIII, em alvenaria de arenito, disposta sobre cinco arcos, sendo que sobre o primeiro e o segundo arco foi erguido um nicho em honra de Nossa Senhora do Rosário, trasladado posteriormente para um nicho – oratório na entrada norte da ponte.

Junto à ponte medieval, existe um pequeno parque verde para um piquenique em família ou amigos.

#10 Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga

A linha férrea da Linha do Vouga foi inaugurada pelo Rei Manuel II em 1908 e é a última linha de bitola ainda em operação no país.

Na estação de Macinhata do Vouga há muita parafernália sustentando o legado da linha do Vale do Vouga.

Podes ver a bilheteria de 1914, uma carruagem de 1942 e o interior de uma carroagem postal datado de 1954. Mas os inevitáveis ​​interessados ​​são as oito locomotivas a vapor restauradas, a mais antiga é de 1886.

Poderás inclusive apanhar o Comboio Histórico durante os meses julho, agosto e setembro em Aveiro com destino a Macinhata do Vouga e aproveitar para uma visita a Águeda e ao museu.

Um comentário

Deixa um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.