Bicicletas

BeÁgueda vai ganhar nova vida com mais 3 parques de bicicletas na cidade

As bicicletas do beÁgueda vão voltar às ruas da cidade com muitas novidades, depois dos vários problemas em voltar a introduzir as novas bicicletas em Águeda. Mais bicicletas e mais estações.

O beÁgueda é um projeto de mobilidade sustentável de uso partilhado de bicicletas. Visa promover a utilização de bicicletas elétricas por todos, possibilitando que as deslocações na cidade se realizem sem esforço nas ruas de maior declive e incentivando a prática de comportamentos mais saudáveis e ambientalmente sustentáveis.

Com a implementação da segunda fase do projeto, depois do beÁgueda ter estado nas ruas onde apenas eram disponibilizadas 10 bicicletas, problemas técnicos e financeiros relacionados com a empresa fornecedora Órbita fizeram com que o projeto de mobilidade suave estivesse há dois anos parado.

Mas as boas notícias surgem agora. Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, afirmou na última Assembleia Municipal de Águeda que a autarquia está agora a trabalhar com os fornecedores que trabalhavam com a Órbita. “Vamos ter mais três parques, comprámos mais 20 bicicletas e vamos procurar reutilizar as bicicletas antigas”, garantiu Edson Santos afirmando também que durante um ano insistiu com a administração da Órbita para que se concluísse o projeto.

“O beÁgueda é um projeto pioneiro em Portugal, que depois foi replicado em Lisboa, logicamente com uma dimensão muito maior”, confessou Edson Santos prevendo dar mais “respostas nos próximos meses”.

Em junho de 2017, a Câmara Municipal de Águeda e a Orbita assinaram a compra de 20 bicicletas e a instalação das quatro estações já instaladas na cidade. A rede de partilha de bicicletas deveria estar a funcionar a 100% em setembro de 2017.

Se foram compradas mais 20 bicicletas e se a autarquia reutilizar as 10 bicicletas antigas – também elas elétricas, o beÁgueda poderá vir a integrar um leque de 50 bicicletas disponíveis nas 7 estações para levantamento, contando com as 20 já compradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Escrito por aguedalive