Smart city

Como Águeda quer ser a cidade mais inteligente do país

Tal como outras cidades portuguesas, Águeda tem vindo a apostar na inteligência urbana que ajude a moldar a vida dos seus cidadãos. A autarquia já disponibiliza vários projetos como os serviços online da Câmara Municipal, a plataforma online i4C ou os vários pontos de internet grátis, por exemplo.

A Câmara Municipal de Águeda tem várias iniciativas que elegem Águeda como um dos maiores exemplos. Um dos exemplos são os serviços online da autarquia que permite a qualquer cidadão resolver vários assuntos sem se deslocar de casa. A plataforma i4C é outro dos grandes exemplos: permite a qualquer pessoa ter acesso a dados referentes à atividade da autarquia em todo o concelho, nas mais diversas áreas, desde o ambiente à segurança e ao emprego. Podes ver todos os projetos aqui.

A autarquia criou também a Águeda [email protected] City Lab que servirá para implementar e testar algumas iniciativas. É um laboratório que se traduz num ambiente aberto à inovação, onde a autarquia, os cidadãos, as empresas e as escolas colaboram no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias e serviços.

O projeto tem 11 iniciativas para implementar no centro da cidade e, enquanto os testes não começam, vamos falar-te de cinco ideias incríveis que em breve verás em Águeda.

Shuttle urbano elétrico

Autocarro autónomo elétrico desenvolvido pela Transdev

Será um mini autocarro 100% elétrico que estará disponível aos cidadãos em forma de meio de transporte público. A autarquia implementará uma rota para este meio de transporte público que terá como principal objetivo, ligar a cota alta e a cota baixa da cidade e os diversos locais de referência da cidade, como o Centro de Saúde, Mercado Municipal ou escolas.

Sistema de carsharing

O desenvolvimento de uma solução para partilha de veículos terá a vertente de sistema de aluguer de viaturas, através de uma plataforma e aplicação, que permitirá ter a flexibilidade do automóvel individual, mas com menores impactos ambientais, uma vez que reduz a necessidade de aquisição de viaturas individuais e que as utilizadas no sistema são elétricas.

A autarquia informa no seu site que o cliente individual ou empresa pode usufruir do veículo apenas nos horários e deslocações que necessitar, colocando-o à disposição de outro utilizador nos períodos em que não necessite de fazer deslocações.

Esta solução permitirá uma redução dos custos com mobilidade e a eliminação do impacto das variações do preço dos combustíveis nos custos da mobilidade.

Vários estudos recentes realizados na Europa defendem que os jovens adultos não têm o objetivo de ter um automóvel próprio e optam pela utilização dos transportes públicos como meio de transporte preferível.

Sistema inteligente de gestão de estacionamento

Andas sempre à procura de estacionamento? Com o novo sistema de gestão de estacionamento vais poupar tempo e dinheiro, porque este sistema vai-te informar onde estão os lugares de estacionamento livres.

Através da análise em tempo real com recurso a sensores e sistemas de registo de fluxos, o sistema vai analisar a ocupação em parques de estacionamento e disponibilizará a informação sobre os lugares vagos numa aplicação móvel e painéis informativos nas principais entradas da cidade.

Pavimentos geradores de energia

Imagem relacionada

Teste piloto de instalação de pavimento de produção de energia através dos passos dos peões, passagens de bicicletas e automóveis. O pavimento será instalado no Largo Dr. António Breda, junto à Escola Secundária Marques Castilho, prevendo-se a mobilização do público escolar no teste desta tecnologia.

Carregar o telemóvel num banco de jardim

Outro projeto bem interessante é a instalação de mobiliário urbano inteligente, mais atrativo, confortável e com funcionalidades inovadoras: bancos públicos com portas USB para carregamento de dispositivos móveis.

Reportar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.