Turismo

Museu ferroviário de Macinhata do Vouga vai ser ampliado e ganhar novas condições

O Museu Ferroviário, em Macinhata do Vouga, foi fundado em 1981 e está situado na estação ferroviária local. As máquinas antigas estão expostas em antigas instalações, adaptadas para o efeito, sendo o museu gerido no âmbito de um protocolo de gestão partilhada entre a Câmara Municipal de Águeda e a Fundação do Museu Nacional Ferroviário.

Com o Comboio Histórico do Vouga o museu tem sido destaque na viagem turística e chega agora a boa notícia de que o museu vai receber novas instalações com a ampliação agora anunciada.

“A linha do Vale do Vouga, a única linha estreita do país em funcionamento, e o complexo museológico de Macinhata do Vouga, são algo que diferencia Águeda e exemplo disso são os milhares de visitantes anuais que este espaço recebe ao longo de todo o ano, fazendo assim deste museu um dos mais visitados da Região Centro”, refere a autarquia num comunicado enviado às redações.

A Câmara Municipal de Águeda adquiriu um terreno junto ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga com uma área superior a 2000m2 por 40.000 euros.

A ampliação do espaço vai melhorar toda a área museológica. “A aposta neste património diferenciador, muito procurado por entusiastas de todo o mundo, é determinante e estratégica. De referir também que o material ferroviário existente no depósito de Sernada do Vouga, assim como o próprio espaço serão também alvo de uma intervenção no futuro”, afirmou o presidente da autarquia Jorge Almeida na nota de imprensa.

2 Comentários

Deixa um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Escrito por Daniel Marques

Fundador do Águeda Live e grande apaixonado por Águeda. Os meios de transporte suaves, a natureza e o turismo são os principais temas das suas conversas.