Natureza

Pateira de Fermentelos vai estar rodeada de percursos pedestres, clicáveis e pedonais

8

Conhecida por Pateira de Fermentelos, trata-se da maior lagoa natural da Península Ibérica com habitats, ecossistemas e espécies com estatutos de protecção nacional e internacional. Este ano, veremos a criação de vários percursos pedestres, clicáveis e pedonais.

Localizada nos concelhos de Águeda, Oliveira do Bairro e Aveiro, as autarquias de Aveiro e Oliveira do Bairro vão avançar com a criação de passadiços que ligará o Parque de Requeixo (Aveiro) ao Parque do Carregal (Oliveira do Bairro), ficando a continuidade até ao concelho de Águeda de fora, por opção da autarquia.

Os parques de Óis da Ribeira (Águeda) e Requeixo (Aveiro), também ficarão ligados por um percurso pedestre requalificado. Este é um projeto vencedor do Orçamento Participativo Portugal de 2017, idealizado por um grupo de três jovens, com um custo associado de 75 mil euros.

Os restantes parques existentes ao longo da lagoa, já estão ligados por percursos pedestres entre Óis da Ribeira, Espinhel e Fermentelos.

A maior lagoa natural da Península Ibérica ocupa atualmente uma área de superfície e profundidade variáveis, de acordo com a estação do ano, que, no seu expoente máximo, atinge mais de 5 Km2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Escrito por aguedalive