Bike Friendly Index

Menos de 2% das viagens em Águeda são de bicicleta

As viagens de bicicleta em Águeda estão muito abaixo do objetivo, mas o valor está acima da média em Portugal, de acordo com os dados do Bike Friendly Index.

1.92% das viagens no concelho de Águeda são de bicicleta. A utilização está muito abaixo da média europeia, mas acima da de Portugal.

Os dados referentes a 2018 do Bike Friendly Index mostram-nos que a Câmara Municipal de Águeda investiu 107.060 euros em projetos de mobilidade sustentável nos últimos três anos (2015, 2016 e 2017), aplicados nos 1,2 km de ciclovias disponíveis (dados de 2017).

Percentagem de viagens em bicicleta

Lisboa – 0,19%

Porto – 0,22%

Aveiro – 2,84%

Águeda – 1,92%

Murtosa – 17%

Ílhavo – 9,66%

 

Albergaria-à-Velha é o município com mais investimento nos últimos anos na criação de vias cicláveis com um investimento de quase 219 mil euros em projetos. Porém, apenas 1,07 das viagens neste concelho são realizadas de bicicleta.

Apesar de Águeda estar acima da média nacional, situa-se na 70ª posição no Bike Friendly Index 2018, prejudicada pelo declive da cidade que não ajuda a angariar mais utilizadores de bicicleta.

O número de infraestruturas construídas encontram-se acima da média nacional, mas a falta de diversidade no tipo de ciclovias prejudica o concelho. O ranking que mostra as cidades mais amigas da bicicleta diz também que devido ao número de população em todo o município, o investimento no desenvolvimento de vias cicláveis fica aquém da média nacional.

O Bike Friendly Index é uma iniciativa do grupo de investigação BEAM com a colaboração da empresa Pulsar!, resultando de uma experiência acumulada de investigação e projecto na área da mobilidade activa.

Reportar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.