Como encontrar as ruas dos guarda chuvas coloridos?

Este é um artigo para quem quer vir a Águeda. A cidade é durante este mês assunto de muitas pessoas que querem visitar algo verdadeiramente diferente em Portugal.

Águeda ficou conhecida como a capital da bicicleta, devido à quantidade de indústrias do sector das duas rodas que nela laboravam. Depois, afirmou-se como smart city, destacando-se mesmo como um dos maiores exemplos a nível nacional. Mas há algo que começa a ser cada vez mais evidente: Águeda é uma cidade com uma dinâmica cultural invejável. Pelas ruas da cidade há já várias instalações de arte urbana para apreciar, num circuito que não pára de crescer por obra e graça de um festival que leva o nome de AgitÁgueda e que atrai milhares de visitantes — a grande maioria por causa da famosa instalação de guarda chuvas coloridos.

São 23 dias de festa rija e que acabam por apresentar-se como apenas mais um bom motivo para rumar a este concelho da região de Aveiro (é o maior do distrito em termos de área). Águeda também é dona e senhora de uma lagoa natural única, de aldeias tradicionais, museus detentores de um património ímpar e cerca de 100 quilómetros de circuitos pedestres. E se há coisa que importa relevar é a diversidade da paisagem: tão depressa está quase ao nível do mar como atinge os 760 metros de altitude. Mas já lá vamos. Por ora, somos atraídos ao centro da cidade, mais concretamente à zona da baixa, junto ao rio Águeda, que é o epicentro da festa.

A oeste, a região é percorrida pela autoestrada A1 que liga Porto e Lisboa, sendo o concelho servido através dos nós de ligação de Albergaria-à-Velha, a Norte, e Oiã, a Sul, ligação essa que é efectuada respetivamente pela A25 e EN333. Poderás também utilizar a Esrada Nacional 1, que passa pelo centro da cidade ou a IC2, que liga Coimbra ao Porto e que também passa pelo concelho.

Através de transportes públicos é mais fácil. Apanhas um comboio com destino a Aveiro (Alfa pendular ou Intercidades) e de Aveiro a Águeda entras no comboio regional com destino à nossa cidade. Por ser um percurso regional, o bilhete é comprado na hora, na própria bilheteira da estação, e o percurso é de, aproximadamente, 40 minutos.

Algumas considerações a fazer sobre essa viagem: apesar do comboio não ser moderno (ligação Aveiro e Águeda), o percurso tem belas paisagens que atraem muito os turistas.

Sondagem

Qual o melhor dia do AgitÁgueda?

A carregar ... A carregar ...
Log in or Register to save this content for later.

Deixar uma resposta