Águeda atrai turismo com estátuas vivas e muitas atrações na cidade

Arrancou no passado sábado, dia 7, e decorre até 29 de julho, o festival que pinta a cidade de Águeda de todas as cores. Festival volta a levar à cidade 23 noites de animação e a popular instalação The Umbrella Sky, a cobrir a baixa da cidade.

Concertos, animação de rua e, claro, tasquinhas é o que não falta ao longo do festival de arte, que traz à cidade artistas de renome como Ella Eyre e Mariza, e também novos projetos musicais em ascensão.

No primeiro fim de semana, milhares de turistas visitaram a cidade à procura das novidades da nova edição do AgitÁgueda.

Estátuas vivas ao rubro

É já o 4º Encontro de Estátuas Vivas que muitos turistas trouxeram à cidade neste fim de semana. A animação nas ruas contou também com muitas outras atividades artísticas como o Body Painting.

O encontro de estátuas vivas é um dos melhores a nível nacional, segundo a organização. Este ano estiveram presentes novos artistas juntamente com outros que já haviam participado em edições anteriores. Durante o fim de semana, a atração de rua passou por três locais: Mercado Municipal, Avenida Dr. Eugénio Ribeiro e Rua Luís de Camões.

As novas atrações da cidade

Para a nova edição do AgitÁgueda, a cidade tem novas atrações. Uma delas é a inauguração do novo elevador para peões e ciclistas que liga a zona alta e baixa da cidade. O investimento de mais de 300 mil euros está agora disponível ao público com um horário de forma gratuita junto à Biblioteca Municipal Manuel Alegre.

Algumas atrações de arte urbana também foram renovadas. Na Rua Luís de Camões podemos ver novas pinturas nas paredes e nos bancos. A Rua Eng. Júlio Portela em vez de ter os habituais guarda chuvas, tem este ano balões coloridos.

Mais a norte da cidade, na Rua Eugénio Ribeiro, a atração vai para as fitas de inúmeras cores instaladas por cima da via ali localizada que em 200 metros dá outra cor à estrada. Na Praça do Município, vemos bonecos a voar ao estilo de Mary Poppins.

Também junto ao rio Águeda há novidades. Foi instalado um pequeno bar bem na zona ribeira com espreguiçadeiras que fizeram sucesso logo no primeiro fim de semana.

Com um orçamento de 600 mil euros, semelhante ao do ano passado, o AgitÁgueda “está a mudar a mentalidade dos aguedenses que cada vez mais gostam e sabem receber”, disse Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda, na apresentação do festival.

Sondagem

Qual o melhor dia do AgitÁgueda?

A carregar ... A carregar ...
Log in or Register to save this content for later.

1 comentário

  1. Com pena minha, não estou em Águeda para ver tudo, mas chega-me todas as imagens, vídeos do que se está a passar, e tudo o que me chega, partilho tudo, para os nossos conterrâneos que estão fora verem e muito me agradecem, e coloco na página de Aveiro-a mais bela Região, mas dia 15 já estarei na minha terra, que tanto gosto.

Deixar uma resposta