Os artistas confirmados para o AgitÁgueda 2018
CulturaLazer & TurismoNotícias

7 a 29 de julho

Os artistas confirmados para o AgitÁgueda 2018

A duas semanas do arranque da edição de 2018 do AgitÁgueda – realiza-se durante 23 dias, de 7 a 29 de julho, em Águeda com entradas grátis – a Câmara Municipal de Águeda fez hoje a sua apresentação à imprensa no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Numa clara melhoria de cartaz, a edição deste ano apresenta grandes nomes do panorama musical português. Destaque ainda para a artista internacional.

Carlão, Mariza, Diogo Piçarra e Paula Fernandes

Com o aproximar do arranque da edição do AgitÁgueda, vários nomes foram sendo divulgados por várias páginas de internet atentas ao festival de Águeda.

A primeira confirmação para o Agitágueda veio diretamente para o último dia do festival. Vinda do Brasil, Paula Fernandes é um dos nomes mais reconhecidos na atualidade do Brasil. Depois de Amanhecer, Paula Fernandes conta com alguns sucessos nos últimos meses como é o caso de “Jeito Mato”, surgindo como uma presença quase obrigatória este ano em Portugal. Em Águeda, Paula Fernandes vai atuar no dia 29 de Julho no último dia do Agitágueda 2018 fechando com chave de ouro o festival deste ano.

AgitÁgueda

O primeiro nome português a ser confirmado foi uma das mais reconhecidas fadistas nacionais. Com um dos reportórios mais conhecidos internacionalmente, Mariza é um fenómeno nacional e internacional tendo levado o fado nacional onde outrora só tinha actuado Amália Rodrigues. Numa clara melhoria do cartaz do Agitágueda 2018, Mariza irá actuar no dia 14 de Julho.

Diogo Piçarra que tem demonstrado originalidade e talento também está no cartaz deste ano. Vai subir ao palco Mundo do Rock in Rio Lisboa este ano e tem presença confirmada para o dia 20 de julho. Vencedor dos Ídolos em 2012, rapidamente se tornou uma boa referência no panorama musical português.

Carlão foi anunciado ontem. É bem conhecido, principalmente quando estava no extinto grupo Da Weasel. Esta encarregue da noite de arranque do AgitÁgueda no próximo dia 7 de julho, no Largo 1º de Maio.

Tim & Orquestra 12 de abril

Depois de nomes consagrados como Jorge Palma, Manuela Azevedo ou Sérgio Godinho, este ano é a vez do enorme TIM se juntar à Orquestra Filarmónica 12 de Abril para nos proporcionarem uma grande noite de Domingo no AgitÁgueda.

Bárbara Bandeira, Blaya e MC Livinho

São artistas com muito sucesso nas redes sociais, principalmente no YouTube. Bárbara Bandeira é filha do cantor português Rui Bandeira e vencedora recente de um Globo de Ouro na categoria “Revelação do Ano”. Junta a sua juventude a alguma irreverência, que faz de si uma cantora referência para milhares de jovens em Portugal.

Blaya, que atua dia 27 de Julho, nasceu no Brasil ️mas desde muito cedo a viver em Portugal ficou conhecida nos Buraka Som Sistema. O seu mais recente sucesso – Faz Gostoso – conta com mais de 16 milhões de visualizações no YouTube.

MC Livinho é um cantor brasileiro de funk paulista. Iniciou a sua carreira na música em 2008, com o lançamento da canção “Origem”, mas alcançou reconhecimento apenas aos dezoito anos, em 2012, com a música “Mulher Kama Sutra”.

Ella Eyre, direta de Inglaterra para Águeda

É das grandes atrações do cartaz. A inglesa Ella Eyre, que atua dia 28, é cantora e compositora inglesa, mais conhecida pelas suas colaborações com a Rudimental no seu single número um no Reino Unido “Waiting All Night” (2013), que ganhou o prémio Brit Award for British Single of the Year em 2014, com o DJ Fresh no seu single “Gravity” (2015) e com Sigala no seu single “Came Here For Love” (2017). O seu EP de estreia, Deeper, foi lançado em 2013 e o seu álbum de estreia, Feline, foi lançado em 2015.

As influências musicais de Ella Eyre incluem Lauryn Hill, Etta James, Basement Jaxx e Hans Zimmer.

Mais de 800 artistas

O Festival AgitÁgueda 2018, que este ano fez parte da Fest300, lista dos melhores Festivais do Mundo da Everfest, realiza-se durante 23 dias de constante animação entre 07 e 29 de julho. De acordo com a organização, mais de 800 artistas estarão presentes e haverá mais de 35 concertos.

O cartaz conta ainda com La Yegros, Waldemar Bastos, Mário Mata, Omar Souleyman e Dubiosa Kolektiv.

Insert Coin, Olga Ryazanova e Paulinho Coelho de regresso

Coincidência ou não, têm marcado presença nas noites mais movimentadas do evento.

Insert Coin estão de regresso no primeiro dia do AgitÁgueda. Mais do que mais um projeto, o objetivo é “divertir” e tornar uma simples noite na verdadeira noite, onde toda a sinergia de uma simples musica com a intempestiva e constante interacção de divertir o publico se cruzam para uma noite única. Joel Rodrigues e João Paulo Sousa são DJs e MCs e juntam-se com a intenção de revolucionar todos os conceitos e atuações até agora já vistas.

Paulinho Coelho regressa da rádio Renascença para uma noite verdadeiramente dos anos 90.

Em 2016, foi estimado que o evento tivesse um impacto económico de 4,7 milhões de euros na economia local: na restauração o impacto económico foi estimado ser de 1,7 milhões de euros e no alojamento de 1,3 milhões.

Por cada euro investido pela Câmara Municipal de Águeda, a economia local recebeu mais de 9 euros.

Todos os detalhes e informações estão no site oficial do evento.

 

Sondagem

Qual o melhor dia do AgitÁgueda?

A carregar ... A carregar ...
Log in or Register to save this content for later.

Deixar uma resposta