Uma cidade inteligente é aquela que tem capacidade de se desenvolver, de criar e de responder às necessidades dos seus cidadãos. Segundo Gil Nadais, anterior governante do município de Águeda, “Águeda é uma cidade onde a vida é mais fácil para os seus cidadãos”.

Tal como outras cidades portuguesas, Águeda tem vindo a apostar na inteligência urbana que ajude a moldar a vida dos seus cidadãos. Como exemplo disso mesmo, a autarquia implementou um projeto de hotspot em que disponibiliza, gratuitamente, o acesso à internet a toda a população. Existe também o Águeda Living Lab, espaço em que a Câmara ajuda a incubar novas ideias e produtos.

Águeda é destaque no último Smart City Index, juntamente com Porto e Cascais. Smart City Index é uma ferramenta de análise da inteligência urbana aplicada pelo CEIIA City Lab a 36 municípios da secção Cidades Inteligentes da ANMP – Associação Nacional de Municípios. Estes resultados foram apresentados no dia 15 de Março, na Conferência Smart Cities Live da Green Business Week, evento promovido pela AIP.

Águeda tens apostado na última década em iniciativas que facilitem os cidadãos. Por isso mesmo a Câmara Municipal tem cerca de 25 projetos em desenvolvimento. Vamos conhecer os principais projetos.

Agenda 21 Local

A Agenda 21 Local de Águeda inclui ações de sensibilização nas escolas, tertúlias, reuniões de participação pública abertas a todos os cidadãos, publicações, debates temáticos e diversos estudos e ações de intervenção ambiental e social. Trata-se de uma iniciativa para dar um exemplo a nível ambiental, social e económico, construindo um município mais justo, com uma melhor qualidade de vida para todos e que assume as suas responsabilidades pelo ambiente global.

+ info

A minha terra

É uma plataforma de troca de informações que fomenta uma atitude mais proativa e uma maior envolvência entre os cidadãos e os serviços municipais. Por exemplo, no caso de notar que há um problema na rua, um buraco, lixo por recolher, um animal perdido, o munícipe via telemóvel ou website vai poder comunicar aos serviços municipalizados um alerta descrevendo o problema.

Oferece aos munícipes uma aplicação para smartphone que permite alertar rapidamente os serviços municipais. Permite recolher os dados geográficos, fazer uma ou mais fotos e uma breve descrição da ocorrência.

+ info

Águeda Concept

Esta iniciativa permitiu juntar 35 empresas de Águeda na construção de uma casa de arquitetura modular, exposta no Parque de Estacionamento do Mercado Municipal de Águeda, junto à estada municipal N230.

A casa foi construída com base em material reciclado, totalmente equipada nas várias valências por produtos da rede de parceiros.

Segundo o projeto, pretendeu-se com este primeiro exemplo criar espaço para que o projeto Águeda Concept possa crescer e encontrar um cada vez maior número de sinergias que permitam o desenvolvimento de novos produtos e conceitos de Portugal para o mundo.

A verdade é que a casa modular foi apresentada em 2013 e até valeu um prémio a Gil Nadais, mas não se ouviu falar mais da iniciativa até hoje.

+ info

Águeda Living Lab

O Águeda Living Lab desenvolve workshops que serão demonstradores de tecnologia e espaços de divulgação onde através da transmissão de conhecimentos os participantes ficam dotados de conhecimento para desenvolverem as suas ideias.

Se tens um projeto ou uma ideia e precisas de apoio para o desenvolvimento, esta iniciativa é perfeita para ti.

O Águeda Living Lab encontra-se na Rua Luís de Camões.

+ info

Águeda TV

Resultado de imagem para agueda tv

O Águeda TV é o canal online do município. Aposta nas novas tecnologias da informação e da comunicação para noticiar factos e recordar acontecimentos.

+ info

beÁgueda

be-aguedamapa

Com este projeto, a autarquia alia a tradição à inovação, dando novo destaque ao setor das duas rodas, indissociável da história do município e do seu desenvolvimento económico, possibilitando a todos percorrer as vias do município de forma inovadora e sustentável.

O beAgueda foi já considerado como uma das melhores ações locais para promoção da
sustentabilidade e da emissão de CO2, um prémio Europeu do Energy-cities e que demonstra, à
escala europeia, que projetos similares ao beAgueda poderão ser fáceis de replicar noutras
cidades cujas encostas acidentadas podem ser desanimadoras para a utilização da bicicleta.

Esta iniciativa já vai na sua segunda fase com implementação de estações de bicicletas em quatro locais na cidade: a sul no posto de turismo, à entrada da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, junto à Câmara Municipal de Águeda e a norte perto da Escola Secundária Adolfo Portela. Esta novidade acontece depois de um novo investimento de 74.900,00€ (mais IVA) na aquisição de novas bicicletas elétricas à Órbita.

+ info

Brain on Track

O Brain on Track é um Sistema de Monitorização da Saúde do Cérebro, que tem por base a realização de testes periódicos (3 em 3 meses), através do acesso à internet, que permite avaliar o desempenho cognitivo do participante ao longo do tempo, possibilitando a análise dos resultados por parte de especialistas clínicos que, em caso de eventuais decréscimos ou erros, entrarão em contacto com o participante no sentido de perceber as causas dos resultados.

De acordo com Gil Nadais, “o projeto Brain on Track insere-se no desafio do Município em assumir-se como Human Smart City, em que o principal objetivo é colocar tecnologias ao dispor dos seus cidadãos com o intuito de melhorar a qualidade de vida na cidade”. Este sistema de monitorização irá abranger um total de 1000 participantes, sendo destinado a todos os cidadãos residentes ou empregados em Águeda, que não tenham doenças cerebrais diagnosticadas e interessados em acompanhar de uma forma objetiva a saúde do seu cérebro.

+ info

Estratégia de Mobilidade Sustentável

Resultado de imagem para Estratégia de Mobilidade Sustentável

Otimização do sistema de transportes e a eficiência no uso dos recursos, em linha com os princípios de operação de um sistema de transportes integrado, acessível, seguro, inclusivo e amigo do ambiente.

Esta estratégia inclui a componente de residentes, visitantes e turistas, e o transporte de mercadorias, adotando uma perspetiva integrada através da análise das interações entre transportes e mobilidade urbana e regional, segurança, ordenamento do território, ambiente, saúde, economia (incluindo a economia do turismo) e inclusão social, constituindo uma base ampla e integradora das várias políticas públicas urbanas e de desenvolvimento regional.

+ info

Global Energy Meter

O GEM garante uma monitorização energética rápida e fácil de acesso remoto, sendo uma ferramenta essencial em auditorias energéticas ou mesmo para integrar um edifício de forma a ser possível controlar consumos e aferir estratégias de poupança energética.

Hortas de Águeda

O projeto “Agricultura, Semente de Sustentabilidade” tem como desígnio trazer para um setor de atividade tradicional de baixa tecnologia, um elevado número de pessoas que estão na situação de desemprego ou pretendem desenvolver a atividade agrícola em part-time, promovendo o desenvolvimento de competências profissionais, de modo a torná-la geradora de rendimentos para as famílias.

+ info

Hotspot CMA

Em Águeda podes encontrar uma rede wi-fi nas zonas mais movimentadas da cidade. A rede sem fios oferece inúmeras vantagens para o concelho: mais informação, melhor comunicação, mais turismo, cultura, desenvolvimento económico, entre outros.

Basta criares o teu registo e podes começar a ligar-te à rede fora de casa.

+ info

i4C – Information for citizens

O funcionamento do município de Águeda pode ser descrito em indicadores e a informação produzida do conhecimento de todos os cidadãos. Esta plataforma informa, por exemplo, qual a escola com o melhor desempenho, quais são as atividades existentes, acompanhar como o município está a trabalhar para resolver os assuntos do interesse dos cidadãos, etc.

A solução permite a monitorização do dia-a-dia da cidade. Trata-se de uma plataforma de monitorização de consumos (recolha, tratamento e disponibilização de dados e informação). O I4C permite a recolha de forma automática de dados provenientes de sensores e outras fontes de informação e depois de agregados e estruturados são disponibilizados. Desta forma, a gestão passa a ser mais transparente uma vez que a informação chega a todos os cidadãos.

+ info

Lighting Living Lab

Tem como objetivo promover a inovação e o desenvolvimento de pesquisa em novas tecnologias e aplicações na área da iluminação, de maneira a dar origem a novos serviços,sistemas ou produtos e oportunidades de negocio.

+ info

Orçamento Participativo

É das iniciativas mais conhecidas. É um instrumento de democracia participativa, potenciador de diálogo e fomentador de debate entre todos.

Surgiu em 2015, como um processo transversal a toda a atividade autárquica, bebendo de toda a experiência de modernização administrativa, organizado em dois ciclos, com a duração de um ano cada: ciclo de definição orçamental e o ciclo de execução orçamental.

O OP-Águeda é de âmbito municipal, do tipo deliberativo, aposta no multicanal (online e presencial) e em metodologias interativas, reflexivas e inclusivas.

+ info

Serviços Online

Sabias que a Câmara Municipal de Águeda disponibiliza um atendimento autárquico online? Neste espaço poderás consultar informação de caráter público, como procedimentos gerais e descarregar os formulários em uso na autarquia.

+ info

SInGeLu

O SInGeLu é um portal Web que permite controlar um sistema de iluminação pública inteligente.

Esta solução permite uma redução de até 40% do custo total do sistema de iluminação pública, através de uma combinação da redução nas despesas com a manutenção interventiva combinada com a redução total dos custos com a iluminação pública.

Conhece estes e outros projetos aqui.

Deixar uma resposta