estamos nas redes sociais

Notícias

Bombeiros de Águeda comemoram 80º aniversário

Publicado há

a

Os Bombeiros de Águeda comemoram no próximo domingo, dia 21 de dezembro, o seu 80º aniversário com dia especial.

Quartel dos Bombeiros Voluntários de Águeda

O programa tem início com a formatura geral com machados (9h), seguindo-se o hastear das bandeiras (9h15), receção às entidades oficiais no quartel sede (10h15), honras aos bombeiros falecidos junto ao monumento ao bombeiro (10h30), bênção de novas viaturas (10h45), inauguração da redoma da fargo no jardim (11h), missa na igreja matriz de Águeda (11h30), desfile apeado e motorizado (15h30), formatura geral e arrear das bandeiras (17h15), entrega pelo pai natal de brinquedos aos filhos dos bombeiros (17h30), entrega do cabaz de natal (18h) e ceia de natal do bombeiro (19h), como conta o Região de Águeda.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda foi fundada em 10 de novembro de 1934, data da aprovação dos estatutos, mas já em 1908 havia sido manifestada a intenção de criação de uma corporação de bombeiros em Águeda, de acordo com um primeiro texto publicado no jornal Independência de Águeda.

A primeira assembleia geral, realizada a 10 de dezembro de 1934, elegeu Adolfo Ribeiro como presidente da direção.

Advertisement
Comments

Notícias

Aveiro poderá vir a receber novo estabelecimento prisional para 550 reclusos.

Publicado há

a

Aveiro é um dos locais propostos para um novo Estabelecimento Prisional. De acordo com a informação publicada no relatório sobre o sistema prisional e tutelar já publicado na página oficial do Governo há necessidade de construir cinco novas prisões de raiz em Portugal.

A atual prisão tem capacidade para cerca de 80 reclusos mas chega a atingir a centena e meia. O novo equipamento poderá chegar aos 550 reclusos. Recentemente, Celso Manata, responsável pelo sistema, não escondia preocupação face às condições existentes.

O relatório lembra que o sistema prisional assenta em larga medida em edificado herdeiro da reforma de 1936, mantendo até Estabelecimentos Prisionais (EP) de referência vindos do século XIX, como o Estabelecimento Prisional de Lisboa ou o de Caxias. Um sistema que está “desfasado dos territórios de incidência do crime e da concentração populacional”.

Seis Distritos concentram 70% da criminalidade geral participada com Lisboa em destaque (25,8%), seguindo-se Porto (17,3%), Setúbal (8,9%), Faro “6,5%), Braga (6,1) e Aveiro (5,1%).

Lisboa e Porto apresentam “excedente de oferta de alojamento prisional” enquanto os restantes têm défice de vagas. A população reclusa, em 1 de julho de 2017, situava-se em 13.749, sendo 12.878 homens e 871 mulheres.

O relatório defende prioridade ao alojamento individual e quer aproximar os reclusos das comunidades de onde são originários. Além de defender o encerramento, “por vetustez, redundância ou deslocalização”, dos EP de Lisboa, Caxias, Ponta Delgada, Setúbal, Leiria (regional), Viseu (regional), Odemira (feminino) e Silves, sublinha a importância de construir 5 novos EP. Minho, Aveiro, margem sul do Tejo, Algarve e São Miguel, nos Açores, são os locais propostos.

Portugal quer um sistema que permita estabilizar nos 12.000 alojamentos.

Continuar a ler

Notícias

Águeda pode ter minigolfe já em 2018

Publicado há

a

O município de Águeda poderá a partir de 2018 contar um novo equipamento desportivo.

(mais…)

Continuar a ler

Notícias

Jorge Almeida retira Câmara de Águeda ao PS

Publicado há

a

O antigo vice presidente de Gil Nadais, Jorge Almeida, triunfou com uma equipa independente batendo o candidato do PS (Paulo Seara) e Miguel Roque (PSD).

O CDS volta a vencer em Oliveira do Bairro com Duarte Novo a garantir 3 lugares na vereação, o PSD três e o movimento independente um vereador que poderá ser decisivo na Governação.

O quadro eleitoral mantém-se em Aveiro, Ílhavo, Albergaria, Estarreja, Vagos, Ovar, Murtosa, Sever e Anadia.

Continuar a ler

Mais visto

Copyright © 2014-2017 Águeda Live - Todos os direitos reservados

Loja online em desenvolvimento! Ignorar