Pesquisa por artigos, fotos ou vídeos

Suprema. Programa de televisão mostra falta de limpeza e gestão ruinosa

pub

Em Águeda não há só chapéus de chuva coloridos mas sim também pesadelos na cozinha. Este domingo, dia 2 de abril, o chef Ljubomir Stanisic viaja até ao norte do centro do país onde encontra o restaurante Suprema, que está marcado pela sua falta de limpeza e gestão ruinosa. O próprio staff pouco ou nada percebe de restauração.

Pedro, o confiante proprietário, tem muita dificuldade em assumir que o caos está instalado e que o restaurante é reflexo do seu prato estrela: o submarino. O negócio está a afundar e quem está mais alerta é a mulher de Pedro, Patrícia, empregada de mesa há 12 anos neste estabelecimento. Desde que trabalha ali que não tem férias ou folgas, não tem tempo para os filhos e apesar desta dedicação o negócio não corre bem.

O casal abdicou da sua vida para viver para o restaurante e Pedro ainda acredita que os seus menus de 3 euros são um sucesso. É a sensatez de Patrícia que a leva a procurar Ljubomir Stanisic, o chef do programa “Pesadelo na Cozinha” (TVI). O chef chega para provar o menu e encontra um restaurante pouco limpo, muito desorganizado no serviço e quando chegam os pratos estes também não impressionam Ljubomir. A massa das pizzas é exagerada e os pratos do dia não são bem os que são apresentados na lista.

Na cozinha o chef encontra uma cozinheira insegura, Manuela, um “pizzaiolo” introvertido, mas interessado, Ricardo, e um grelhador desativado. Afinal a Suprema não tem nada de churrascaria. Na vistoria aos frigoríficos as coisas também não correm bem: há produtos já cozinhados que estão acondicionados sem data. Quando Ljubomir Stanisic tenta perceber o que se passa com a cozinheira, percebe que esta entrou para o restaurante há poucos dias.

Quando aborda os proprietários e elementos da equipa, percebe que lhes falta muito formação. O chef precisa de pensar numa solução, enquanto põe todo o staff a limpar todo o restaurante. Uma vez que a churrasqueira não está em funcionamento, Ljubomir decide livrar-se dela de vez e dedicar o menu às pizzas e outras inspirações italianas. Ricardo, o “pizzaiolo”, recebe a atenção do chef: aprende pratos novos, conhece ingredientes novos e recebe livros para estudar mais a cozinha italiana. Pedro, o confiante proprietário, tem de dar o braço a torcer e assumir que as coisas não estão bem; além disso é urgente ficar do lado da mulher Patrícia para darem uma volta às suas vidas. Patrícia, mais consciente e pragmática, fica a liderar a equipa de sala, e o próprio marido. O restaurante ganha uma nova dinâmica e uma nova cara.

publicidade

A Televisão

Comentários