Pesquisa por artigos, fotos ou vídeos

Incêndios. Bombeiros profissionais franceses vieram ajudar em tempo de férias

pub

Sem ninguém lhes pedir, vieram de Nice, França, combater fogos portugueses, incluindo o de Águeda. São três bombeiros franceses e fizeram o que costumam fazer: meteram-se a caminho para ajudar a lutar contra as chamas. Desta vez o destino foi Portugal.

Nelson Garrido

Nelson Garrido

Três bombeiros de Nice apanharam um avião até Madrid, alugaram um carro em Espanha e pararam em S. Pedro do Sul, segundo depois para Águeda.

São voluntários que, nas férias e nos tempos livres, vão onde a ajuda é precisa. “Portugal está em estado de emergência”, justificaram ao jornal Público.

Chegaram na noite de sábado, quando o incêndio em S. Pedro do Sul ameaçava povoações e tinha quatro frentes ativas. Apresentaram-se ao serviço munidos de uma minibomba, mangueiras e fatos de combate. Aos colegas portugueses perguntaram onde ir para combater as chamas, enquanto lhes mostravam uma fotografia de uma casa a arder que tinha sido publicada pelos meios de comunicação social portugueses, segundo conta o jornal.

Os três franceses fazem parte de uma associação criada por 20 bombeiros profissionais que nas férias e tempos livres vão onde é preciso ajudar. Ajudaram no incêndio em S. Pedro do Sul, na noite de sábado. Depois vieram a Águeda ajudar na finalização do grande fogo e seguiram para Ponte de Lima.

publicidade

O incêndio em S. Pedro do Sul era, ontem, o que mais preocupava a Autoridade Nacional de Protecção Civil e aquele que mais meios mobilizava. Em Águeda e S. Pedro do Sul, mais de um terço do concelho foi consumido pelas chamas.

Comentários