Pesquisa por artigos, fotos ou vídeos

Nova piscina dentro das salinas em Aveiro

pub

Em Aveiro, duas salinas foram transformadas em piscinas e em spa, onde até fazem tratamentos com sal.

salinas aveiro

Maria João Gala/Global Imagens

É uma marinha (local onde se faz extração de sal) às portas da cidade de Aveiro e, desde há duas semanas, que foi criada a “Cale de Oiro”, nome da piscina salgada e spa salínico de Aveiro.

Em duas salinas foram reunidos quatro cristalizadores de sal (os tanques de evaporação da água salgada) para se criar uma zona de banhos onde se podem aproveitar as propriedades terapêuticas da elevada concentração de sal, com benefícios na circulação sanguínea, tratamento da psoríase e hidratação da pele, como refer a revista Evasões.

O espaço, delimitado por uma estrutura de madeira, mede 20 por 15 metros e vai desde 20 centímetros até 1,70 metros de profundidade. Uma parte do fundo dessa piscina salgada mantém-se revestida com a lama da salina; e outra parte está coberta com um estrado de madeira.

f

Segundo Afonso Miranda, gestor deste projeto, uma espécie de «museu ao ar livre». Isto porque, enquanto se vai a banhos na nova piscina, os marnotos continuam a “rer” (puxar) o sal e a flor de sal nas salinas ao lado, porque as marinhas mantêm em funcionamento a sua produção artesanal.

Para apoio à piscina e spa salínicio, foi instalada uma esplanada, que tem vista privilegiada sobre as salinas.

E nos próximos dias, vão estrear no spa salínico de Aveiro os serviços de massagista e haloterapia (terapia do sal), para ajudar no alívio de problemas respiratórios, doenças da pele e alergias. Os banhos salgados e o spa vai funcionar entre maio e outubro, e quem quiser animar a estadia com uma visita guiada, pode fazê-lo, pagando o bilhete de 4 euros.

Os banhistas têm ainda no local um pequeno espaço de venda com vinhos e espumantes da região da Bairrada, assim como cosmética e temperos à base de flor de sal. No local, há ainda um um guia disponível para quem quiser fazer um percurso pelas salinas e ouvir como se produz o sal e a sua ligação histórica a Aveiro.

publicidade

Com Evasões

Comentários