Pesquisa por artigos, fotos ou vídeos

Mata do Bussaco que ser Património Mundial da UNESCO

pub

A Mata do Bussaco quer ser reconhecida em 2016 como Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Para tal, a Fundação Mata do Bussaco está a intensificar a recuperação daquele futuro Monumento Nacional.

mata bussaco

A Mata já consta da lista indicativa nacional com a designação “Cerca dos Carmelitas Descalços, Bussaco”. Localizada no concelho da Mealhada, na região Centro de Portugal, a área recebe mais de 200 mil visitas por ano, tendo vindo a registar um “aumento exponencial” de visitantes israelitas. Isto porque é o único local do mundo que tem uma Via Sacra à escala de Jerusalém.

publicidade

Classificado como Imóvel de Interesse Público, o conjunto monumental do Bussaco é gerido por uma Fundação, a única em Portugal que não recebe um único subsídio do Estado português. Daí que os seus responsáveis afirmem que “vive, por isso, com imensos constrangimentos financeiros”. Ou seja, “faz autênticos milagres diários” para conseguir atingir o seu grande objectivo: preservar e reabilitar o “valiosíssimo património florestal, arquitectónico, histórico, cultural e religioso”, acrescenta a Fundação presidida por António Gravato.

Comentários