Pesquisa por artigos, fotos ou vídeos

Obras de um milhão quase concluídas na Vagueira

pub

A empreitada de beneficiação da praia da Vagueira com várias intervenções, está em fase de conclusão.

A principal praia do concelho de Vagos, das mais ameaçadas na região pela erosão costeira, recebeu trabalhos orçados em um milhão de euros, financiadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“No decorrer da obra, houve necessidade de fazer a reparação da defesa aderente junto ao bar Casablanca, trabalho esse que teve custo aproximado de 150 mil euros”, explica o presidente da edilidade entrevistado pelo jornal O Ponto.

A outra parte da obra incluiu a construção dos passadiços entre a chamada praia Nova [sul da Vagueira] e a praia do Labrego, numa distância de 1,7km, assim como a requalificação da defesa da praia da Vagueira, com a construção de um muro de suporte e a criação de um “calçadão”, numa distância de cerca de 300 metros.

Trabalha-se ainda na colocação das escadas de acesso ao areal.

A qualificação ficará concluída a tempo de fruição da praia, espera a Câmara, no início do Verão.

publicidade

No entender de Silvério Regalado, “o futuro da praia da Vagueira passa por uma estratégia mista entre aquilo que são as obras de arquitetura pesada”, incluindo a construção de um quebra-mar, em conjugação com outra medida “bem clara no grupo de trabalho do litoral, que é a alimentação de areias de todo este cordão dunar”.

Comentários